Tecnologia do Blogger.

Uma H’mong persistente


Entre tantas mulheres dessa etnia, vendendo seus artefatos, seguindo-nos pelas ruas, conversando conosco, uma nos conquistou. O nome dela é Pagê (escrevo como se fala, não sei como é a escrita em vietnamita). Ela nos encontrou, na primeira vez, quando o Ricardo errou um caminho, e ela e suas três amigas avisaram-nos que aquela rua não tinha saída. Paramos, elas fizeram várias perguntas, tentaram vender algo, tiramos fotos e nos despedimos. Ela é muito simpática e sorridente. Seguiu-nos várias vezes, memorizou mesmo nossos rostos e, por algum motivo, nós também memorizamos o dela. Depois de um certo tempo, como tínhamos saído de motocicleta para ver mais alguns vilarejos, voltamos à cidade e ela nos achou novamente. Sempre insistia, mas sem ser chata, para comprarmos algo. Eu já tinha comprado uma bolsinha de uma jovem moça, e mãe de 4 filhos; e uma pulseira de uma senhora idosa.

Continuamos nosso tour e, ao final de tarde, decidimos ir a um dos vários cafés charmosinhos. Então, quem encontramos de novo? A sempre perseverante Pajé. Ela estava vendendo echarpes, todas com belas cores. Mas agora o dinheiro local tinha acabado e estávamos só com dólares. Prometemos que, depois do café, se ela ainda estivesse ali, compraríamos. Demoramos um bom tempo no café, saboreando a comida, o local e a vista (ficamos no segundo andar). Contudo, não pensávamos que a Pagê nos aguardaria.

Ao sairmos, já devia ser umas 18h30-19h e a Pagê nos esperava em pé e embaixo de chuva, com um sorriso tímido nos lábios. Como dizer não? Eu, dessa vez, não pude. O Ricardo foi trocar o dinheiro e eu fiquei com ela aguardando. Comprei a echarpe e ainda a coloquei sobre meus ombros para tirar uma foto com ela. Uma foto especial, sem dúvida, que guardarei para sempre. O rosto dela feliz por ter feito uma venda e sua mão estendida para me agradecer são imagens tão gratificantes que não me esquecerei jamais. Ela, como tantas outras, batalham muito para conseguir tão pouco dia após dia.

0 comentários:

Postar um comentário

Visitantes (últimos 7 dias)

Visite Blog RotaCinema

Postagens populares

Tags

Vietnamitas, Vyetna, Vietnna, Viet-nã, República Socialista do Vietname, dicas de viagem, blog simone, viagem barata, Simone Rodrigues Soares.

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP